quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"quer me fuder? me beija!"

Sabe aquele discurso do José Wilker sobre valorizar o cinema nacional, ver mais filmes produzidos no país, o mesmo que ficou mais conhecido depois da imitação do Marcelo Adnet? Pois é, faz todo sentido diante de um filme como Tropa de Elite 2 (2010), de José Padilha. Se você como eu, não gosta da maioria dos filmes nacionais que vê e acha que independente de patrocínio ou produção, acredita que um filme depende muito de caras fodas que saibam contar boas histórias na 7º arte, bate aqui o/ ! Para quem gostou deveras desta sequência do crássico felomenal do cinema nacional, creio que a única coisa que eu realmente acho escrota é o Tijuana... “pega um pega geral, também vai pegá você”. Dá um tempo!



O que acontece neste segundo episódio da saga de Roberto Nascimento é justamente o fim de tudo que ele acreditava. Após fortalecer o BOPE e praticamente exterminar a ação de traficantes, ele se vê às voltas com o surgimento de milícias – criadas da ação de policiais corruptos. De forma até mesmo didática, o filme mostra como se dá toda a origem do negócio até o fortalecimento com o envolvimento de figuras públicas: deputado, secretário de governo e etc – esse pessoal que na teoria deveria ajudar a sociedade. No maior clima “Inimigo do Estado”, Wagner Moura vai narrando o drama de seu personagem, que todos sabemos, tem convicções bem severas quanto a lidar com bandidos e afiliados – e não importa se eles são vítimas de uma sociedade excludente que não deu oportunidades ou playboys que tiveram tudo e agora lucram mais ainda com vidas alheias. É a visão de um cara que trabalha há 20 anos na polícia e sabe que está numa guerra. É o que guia o filme, é o que guiou o primeiro e levantou a bandeira de ser FASCISTA! Porra, eu nunca achei isso, nem você que não leva nada a sério... mas muita gente (que adora frescar e participar de discussões que não levam a nada e não ajudam ninguém) achou. Pelo menos no segundo filme temos um contraponto na figura de Diogo Fraga, o cara dos direitos humanos. Com suas ações e visão de mundo, ele tem uma participação essencial no desenrolar da história. No final das contas, a verdade é que cada um só está cumprindo o seu papel...e nenhum dos dois está contente em fazê-lo.

O novo tropa é um filme acima da média das produções de ação/conspiração/drama de qualquer nacionalidade. E se tem uma coisa que não entendo nesses filmes brasileiros que acho dos bons, é como eles conseguem envolver os atores na atmosfera/clima do filme? Até o André Mattos, que é caricato pra caramba, ficou perfeito no papel de demagogo apresentador de programa policial (o que espero não ser um pleonasmo). Acho que até se metessem o Thiago Lacerda nesse filme, eu iria achar tudo dugarai!

Minha conclusão ao final do filme é que Tropa de Elite 2 deixaria o povo brasileiro muito feliz se fosse exatamente o que diz ser: apenas uma ficção. Se já existe uma cópia na banca da esquina filmada por uma TEKPIX ou se há links disponíveis para download, não interessa! Este é o momento em que você deve lembrar de José Wilker e sentar o dedo nessa porra no cinema! Permissão concedida, aspira!

Nova versão de "quem disse que a boca é tua?!" = "Quem disse que o comando é teu?!".

7 comentários:

Nega Dira disse...

Eu adoro suas resenhas.

Ainda não vi, to tentando convidar o Loro para ir comigo, mas ele não demonstra nenhum interesse.

Meu coração está partido.

Alexandre Brito disse...

Bacana a critica Paulo...saudades quase sinceras....rrsrsrsrs

Brito

pedro disse...

cara legai seus desenhos
esses sao os meus www.blogdopedrobitencourt.blogspot.com
queria saber se voce tem msn se tiver me adicione ae pedro_s_b@hotmail.com

paulo nazareno disse...

Nega - poxa, fico feliz. eu até quero parar de escrever essas coisas e deixar este espaço só para desenhos, ou mais desenhos.

Brito - hahaha, sinceridade acima de tudo. Valeu a visita.

Pedro - Obrigado pelo comentário, Pedro. Vou dar uma olhada nas suas tiras. De cara vi umas boas idéias por lá. Msn, o que é isso? hahha. Um abraço.


Obrigado pelos comentários.

geo disse...

cara, tropa já é um clássico!

o mais legal é que todas essas coisas tipo 'quer me fuder, me beija' faz parte mesmo do way of life carioca!

eu tbm curti o filme!

quem não viu TÁ DE BOBE-RA!
haha

Nanda Melonio disse...

não só a parada do "quer me foder, me beija", como a gegê bem lembrou, mas alguns personagens foram de fato inspirados em personalidades do rio: diogo fraga é o marcelo freixo, que preside a comissão de direitos humanos da alerj; o personagem do andré mattos (esqueci o nome) teve o programa inspirado no balanço geral, apresentado pelo wagner montes, que é deputado (mas ele não se negou a participar da cpi das milícias)...

Anónimo disse...

Even these types of instruments supply comprehensive suggestions to the mechanics for the prognosis purpose.
It can also diagnose your verify motor gentle.

my web page :: actron cp9180 autoscanner