quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Lenda de Josefina

O ano era 2002. Mais de dez anos depois do meu primeiro contato com a série "Visagens e Assombrações de Belém”, de Walcyr Monteiro. Foi por volta de 1972 que o escritor começou a rechear o jornal “A Província do Pará” com causos sinistros que faziam parte do repertório dos contadores de história da nossa região. Eram as misteriosas narrativas populares – que vão desde homúnculos salteadores da madrugada a idosas que se transformam em leitoas. Uma pauta fantástica de discussão entre amigos e vizinhos, muito antes dos papos sobre big brother, programas dominicais, novelas e interjeições supimpas estrangeiras detonadas à força.
dogfall
"ARÊ BABA!!"
Mais uma vez sem fazer nada de últil para sociedade no curso de Jornalismo da UFPA (o que não era difícil de acontecer), nossa equipe doidivanas aproveitou a disciplina de “Comunicação Popular” para resgatar uma das mais antigas e, senão, a mais conhecida lenda urbana de Belém –PA, “A Moça do Táxi” – eternizada na obra de Monteiro. Façanha atribuída a Josefina Conte, a moça do táxi é tão foda que começou a assombrar quando eles ainda nem existiam. Dizem que ela antigamente pegava o último ônibus da noite, “o cristo”, rodava bastante e desaparecia defronte ao cemitério Santa Izabel. Mais tarde ela começou a entrar nos “carros de praça” e finalmente, anos depois, nos táxis...em que ela descia no cemitério e falava pro motorista pegar a grana da corrida num endereço da família dela. Sem ter escolha, o taxista vai ao local para [OOH MEU DEUS] descobrir que a pequena já batera as botas há muito. Ora, vamos, deve ter uma lenda parecida em sua cidade.

A moça do táxi já foi transformada em vídeo (acho que mais de uma vez) por equipes com mais dinheiro e seriedade – o que não é o nosso caso. Foi assim que nasceu o filme “A Lenda de Josefina”, criado exclusivamente como trabalho acadêmico e que tomou proporções inacreditáveis. O misto de ficção e entrevista (com o próprio Walcyr Monteiro) mostra a “nossa” versão da lenda dessa garota que adora uma bandeira dois. Depois de exibições privadas, acadêmicas e públicas – TV CULTURA local – a Lenda de Josefina chega ao YouTube para a felicidade geral dos fãs e pra acabar com qualquer reputação de seus criadores, hoje jornalistas, cartunistas e funcionários públicos de sucesso.

"A Lenda de Josefina" (a versão está cortada, sem créditos, para caber num vídeo só)
Elenco: Jéssica Martineli, Walber Neves e Paulo Nazareno.
Direção, roteiro e produção: Atores + Anderson Araújo, Lucas Damasceno e Flávio D'Oliveira.
Edição: Thiago Conceição
Participação + que especial: Walcyr Monteiro



Sem comentários: